domingo, 25 de fevereiro de 2018

Rouba-se nas áreas ricas e mata-se nas periferias




O crime que você vê por aqui

Fernando Brito


Indispensável, para quem quer entender o que se passa – e o que não se passa – no Rio de janeiro, em matéria de Segurança Pública, a reportagem lúcida e detalhada de João Pedro Pitombo e Luiza Franco, na Folha.

Esta lá a cidade partida: rouba-se nas áreas mais ricas e turísticas e mata-se nas regiões periféricas.

Menos, porém, que na maioria das capitais do Brasil, ao ponto de ficar o Rio como a 21ª capital brasileira em número de homicídios por 100 mil habitantes ou, na ordem inversa, a sétima entre as com menos homicídios entre as 27 sedes estaduais ou distritais.



Não está na reportagem, mas ranking seria bem melhor sem as mortes provocadas em ações policiais. Só as “oficiais”, excluindo as execuções, elas foram, entre janeiro e maio do ano passado, 480 das 2.942 mortes por homicídio. Uma em cada oito mortes, portanto.



A percepção do carioca sobre a violência é a dos assaltos de rua, a dos tiroteios e balas perdidas, além das mortes por reação, em geral de quem tem uma arma, a assaltantes.



Nada tem a ver com o “crime organizado”.



Este tem a ver, sim, com os assassinatos, porque as regiões da cidade que ostentam os mais pavorosos índices de homicídio, como marcados no mapa não são territórios, como se diz, apenas das facções do tráfico. São das milícias formadas por policiais, ex-policiais, ex-militares e correlatos, que vivem da exploração das comunidades das quais o Poder Público se esqueceu.



Tudo isso se dá num caldo que tem o medo como ingrediente principal.



Medo que se cozinha no caldeirão dos meios de comunicação, regidos pelo Império Globo.



O povo simples e trabalhador, com prazer, entregaria os nomes, o paradeiro, todos os esquemas da criminalidade que o oprime.



Se tivesse em quem confiar.



Mas não pode confiar em quem o humilha, quem o põe contra a parede, para quem desconfia dele só por ser povo e por ser pobre.



Quando poder estatal criminaliza o pobre, porque o pobre entenderia que o Estado lhe pertence?



Tijolaço


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